Cetreina - Estágios e Bolsas

Bolsas (EIC/ID/MON)

prédio uerj

As oportunidades dessas modalidades de estágios destinam-se, exclusivamente, aos alunos da UERJ.

Atualmente, a UERJ oferece a seus estudantes de graduação, através do Programa de Bolsa Auxílio, várias modalidades de bolsas. São elas: Estágio Interno Complementar, Iniciação à Docência, Monitoria, Iniciação Científica e Extensão.

A Sub-Reitoria de Graduação (SR-1), através do CETREINA, acompanha e avalia as bolsas de Estágio Interno Complementar (EIC), Monitoria (MON) e Iniciação à Docência (ID). O DCARH, vinculado à Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (SR-2), é responsável pela Iniciação Científica (IC) e o DEPEXT, subordinado à Sub-Reitoria de Extensão (SR-3) pelas bolsas de Extensão. No entanto, o CETREINA tem responsabilidade administrativa sobre todas as bolsas, no que se refere ao controle dos prazos para contratar os alunos.

As modalidades de Estágio Interno oferecidas pela UERJ somente podem ser acumuladas com a bolsa permanência (cotas), que ficam a cargo do PROINICIAR. Dessa forma, via de regra, não é possível um único aluno ter mais de uma bolsa de Estágio Interno, mesmo que de modalidades diferentes, nem uma bolsa de Estágio Interno e ao mesmo tempo outra de Estágio Externo.

O CETREINA é responsável pela emissão de certificados das bolsas de EIC, MON e ID. Os certificados das bolsas de IC e Extensão, bem como da UERJ Sem Muros/Semana de Graduação devem ser solicitados, respectivamenten no DCARH, no DEPEXT e no PROINICIAR.

Aqueles que desejarem obter o certificado ou declaração deverão solicitá-lo através deste formulário. O documento poderá ser retirado após 10 (dez) dias úteis, contados a partir da data de solicitação. No momento da retirada, o estudante deverá verificar as informações e comunicar ao servidor caso detecte algum equívoco.

 
 

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Modalidades de Bolsa e Formulários

Estágio Interno Complementar (EIC)

O que é

Compreende as atividades técnico-profissionais realizadas pelo estudante com base em projeto/plano de trabalho específico relacionado à sua área de formação, onde o bolsista realiza práticas supervisionadas visando a complementação acadêmica. Os projetos serão desenvolvidos durante o período letivo, exceto aqueles que justificarem o início em outro período.

Procedimentos

Os docentes cujos projetos forem aprovados deverão realizar a movimentação discente, indicando, reconduzindo ou desligando bolsistas, dentro dos prazos mensais estabelecidos no calendário do CETREINA. Consulte o calendário. Caso o prazo não seja respeitado não será possível realizar a movimentação discente solicitada.

Ficha de Movimentação de Cadastro Discente

• Siga as instruções previstas neste guia.

Estágio Interno - CEDERJ/Biblioteconomia:

Enviar e-mail para cetreina@gmail.com solicitando o cadastro dos alunos no Sistema de Cadastramento e Avaliação Online, informando nome completo, matrícula, CPF, curso e Universidade. Caso seja aluno CEDERJ, também especificar.

Indicadores para Avaliação de Projetos

  • • Objetivos
  • • Proposta para aprimoramento de métodos, processos ou modelos vigentes no setor de alocação do projeto
  • • Viabilidade de execução
  • • Relevância
  • • Indicadores de desenvolvimento do projeto
  • • Adequação e viabilidade de execução dos planos de trabalho dos bolsistas
  • • Fundamentação teórica (relacionamento entre os conhecimentos teóricos e a prática profissional no setor a que se destina)
  • • Contribuição efetiva para a formação profissional do bolsista (ênfase na execução de atividades pertinentes à formação do aluno)

Iniciação à Docência (ID)

O que é

Compreende o conjunto de atividades ligadas a projetos que estimulem o desenvolvimento e a utilização de metodologias inovadoras que venham a contribuir na qualidade da educação básica e do ensino médio. É voltado, portanto, para alunos de graduação das áreas de Licenciatura. Os projetos serão desenvolvidos durante o período letivo, exceto aqueles que justificarem o início em outro período.

Procedimentos

Os docentes cujos projetos forem aprovados deverão realizar a movimentação discente, indicando, reconduzindo ou desligando bolsistas, conforme instruções previstas neste guia, dentro dos prazos mensais estabelecidos no calendário do CETREINA. Consulte o calendário. Caso o prazo não seja respeitado não será possível realizar a movimentação discente solicitada.

Indicadores para Avaliação de Projetos

  • • Objetivos
  • • Apresentação de propostas de desenvolvimento de metodologias de caráter inovador e/ou experimental para o ensino fundamental e médio
  • • Viabilidade de execução
  • • Relevância
  • • Indicadores de desenvolvimento do projeto
  • • Adequação e viabilidade dos planos de trabalho dos bolsistas (ênfase na execução de atividades pertinentes à formação dos licenciados)
  • • Fundamentação teórica
  • • Interação efetiva com o ensino fundamental e médio

Monitoria (MON)

O que é

Compreende a participação de alunos de graduação em atividades de ensino e pesquisa, supervisionadas por um professor orientador, tendo em vista o desenvolvimento de potencialidades para a docência universitária e a investigação científica. O aluno é selecionado mediante concurso nas unidades, nos prazos previstos no calendário escolar. A monitoria será desenvolvida durante o período letivo.

Disciplinas aprovadas - seleção e indicação de alunos

    A unidade deverá divulgar o Edital de Inscrição no período definido no calendário do CETREINA ou quando a bolsa ficar vaga devido ao desligamento de seu atual ocupante. Realizadas as provas para seleção de monitores, a unidade encaminha / o professor entrega à secretaria do CETREINA (em duas vias, preferencialmente) o Edital e o Programa, a ata, a Ficha de Movimentação Discente, conforme instruções previstas neste guia, o histórico do aluno aprovado dentro dos prazos mensais estabelecidos no calendário do CETREINA. Consulte os prazos mensais de Movimentação Discente, para indicações, reconduções, ou desligamentos de bolsistas, em nosso calendário. Caso o prazo não seja respeitado não será possível realizar a movimentação discente solicitada

Indicadores para Avaliação de Projetos

  • • Disciplinas com grande número de alunos por turma
  • • Disciplinas obrigatórias, preferencialmente as básicas
  • • Disciplinas que sejam oferecidas a vários cursos
  • • Disciplinas que utilizem metodologias inovadoras e/ou experimentais
  • • Disciplinas que adotem procedimentos que objetivem reverter os índices de retenção e/ou evasão
  • • Disciplinas com atividades de laboratório
 
 

Divulgação de Vagas dos Projetos/UERJ

Os Projetos de EIC, ID e MON com vagas concedidas e disponibilizadas, a cada ano, têm suas divulgações na própria Unidade, através dos coordenadores/supervisores de projetos e de cartazes disponibilizados nos quadros de avisos ou de outros meios, à escolha de cada Direção.